Projetos Concluídos

Projeto de Comemoração do tricentenário
de Conceição do Mato Dentro

Iniciativa desenvolvida em 2002 pela Associação Mato Dentro, em parceria com a Faculdade Newton Paiva, com o objetivo de fortalecer a identidade sociocultural local a partir da reconstrução da história dos 300 anos de Conceição do Mato Dentro. Para tanto, realizou-se atividades específicas, a saber: 1) três oficinas temáticas com um grupo de jovens da cidade e 2) mobilização da comunidade local na Casa de Cultura nos dias 07 e 08 de dezembro de 2002.

300anos

Projeto Marujada:
um encontro multicultural

Iniciativa desenvolvida em 2005 pela Associação Mato Dentro com foco na “Marujada de Conceição do Mato Dentro”, fundada em 1742 e de grande importância histórico-cultural. O  Projeto Marujada: um encontro multicultural reuniu, ao longo de 2005, um grupo de pesquisadores e produtores culturais dedicados a promover um rico diálogo cultural com a comunidade, especialmente, com os marujeiros e suas famílias, com o objetivo de fortalecer a identidade do grupo. A pesquisa sobre a história da Marujada; a aproximação entre a velha e a nova geração através de oficina musical, do registro audiovisual e da exibição pública do produto cultural (DVD) durante os festejos de Nossa Senhora do Rosário em 01 de janeiro de 2006 foram algumas das ações realizadas.

page 1 of 3

Projeto Protagonismo Jovem no processo
de desenvolvimento sustentável de CMD

Ação desenvolvida em 2009, com a participação qualificada de 20 jovens da cidade, a partir de quatro eixos principais de conhecimento: Formação do Território da Serra do Espinhaço; Gestão da Cidade; Participação Social e Protagonismo Jovem e o Papel do Jovem na Construção de uma Conceição Sustentável. Além dos processos formativos, as ações envolveram a realização de visitas técnicas a parques e instituições locais e a elaboração de micro-projetos de intervenção na cidade, incluindo ações voltadas para os córregos do Vintém/Cuiabá/Lava-pés, todas entregues ao gestor público da época.

Oficina Memórias de um lugar
Praça da Saudade

O objetivo e resultado  dessa oficina foi a construção de uma maquete da Praça da Saudade na cidade de Conceição do Mato Dentro – MG, tendo como pano de fundo a história do livro “Um riacho, dois cascudos e vários amigos diferentes”. Nesta oficina foram trabalhados aspectos histórico-culturais e naturais do local, destacando a importância do cuidado com o patrimônio e o meio ambiente, especialmente com os córregos do Vintém, Cuiabá e Lava-pés, marco de fundação da cidade.

page 1 of 4

Outros Projetos em Execução

podcaster

Projeto Podcast
Conexão Jovem

socioambiental

Programa socioambiental
participativo

biblioteca-comunitaria-mato-dentro-home-rodape

Biblioteca Comunitária
Mato Dentro

Rua da Praia, 55 • Matosinhos
Conceição do Mato Dentro – MG

31 99772.0376

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar